Menutopo

últimos posts

09/10/2013

Dança e Saúde - Joelhos

Os joelhos sofrem influência tanto do posicionamento dos quadris como do posicionamento dos tornozelos. As limitações de rotação lateral dos quadris podem ser compensadas pela rotação lateral dos joelhos. Essa posição dos joelhos aumenta a sobrecarga em estruturas como a patela e a banda íliotibial (tecido fibroso que desce desde a bacia pela região de fora da coxa e se fixa na perna). Por outro lado, os joelhos são bastante sobrecarregados pelos movimentos de dobrar e esticar frequentes, e pelas posições em que ficam por algum tempo dobrados (fletidos).

As lesões de joelho mais comuns no Ballet são: 

. Condromalácia Patelar e Condropatia
A Condromalácia Patelar é o desgaste da cartilagem que recobre a patela. Esse desgaste ocorre pois a patela não se movimenta adequadamente quando dobramos ou esticamos o joelho. Esse movimento inadequado pode ter origem na rotação da lateral perna, alteração comum entre as bailarinas. Outras situações que podem favorecer o início da condromalácia são o movimento valgo do joelho, a rotação interna do quadril e o excesso de pronação do tornozelo. O excesso de movimentos de dobrar e esticar os joelhos em iniciantes ou indivíduos despreparados fisicamente também pode promover o início da condromalácia. Quando a condromalácia se agrava, o termo correto é condropatia, pois condromalácia é, na verdade, o 1o grau de condropatia.

. Síndrome da Dor Patelofemoral (Síndrome Fêmoropatelar ou Patelofemoral)
A Síndrome da Dor Patelofemoral tem as mesmas causas que a Condromalácia Patelar, descrita acima. É uma condição dolorosa que ocorre devido a sobrecarga de tecidos e estruturas no joelho. A principal causa da Dor Patelofemoral é a compressão do osso subcondral, ou seja, do osso que está atrás da cartilagem da patela. Outras causas envolvem os tecidos miofasciais e articulares ao redor da patela. Tendões, ligamentos e meniscos não produzem as dores da Síndrome Patelofemoral.

. Lesões de Menisco
Os meniscos são estruturas que ficam na articulação do joelho, e servem para dar estabilidade e encaixe adequado ao joelho. Eles podem se machucar especialmente quando se dobra o joelho com o peso sobre ele, ainda mais se rodarmos o corpo ao fazer isso. Os saltos e agachamentos do Ballet muitas vezes são a origem desse tipo de lesão.

FONTE: OPTIMA FISIOTERAPIA
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.